
Luz

Mercuriana
Principais Ferramentas Matemáticas para o Estudo da Física
Agora apresentaremos um pequeno tratado rápido para que você fique pré preparado para enfrentar os estudos relacionados à Física. Uma grande parte das dificuldades em entender e/ou compreender os conceitos físicos está em não ter memorizado ou em não se compreender a linguagem matemática. Para entender os conceitos físicos é necessário o mínimo da compreensão da linguagem matemática, senão o aluno não vai conseguir absorver de forma integral o conteúdo da informação. Provavelmente você já conhece alguns ou a maioria. Quando nos referimos a X saiba que estamos nos referindo a um número qualquer, e se te disserem que X SENDO DE IR por exemplo, então estamos dizendo que o X é qualquer número que pertença a IR (números reais), então fique atento nisso, por que muitos alunos se confundem quando o professor pega um número, por que muitas vezes o aluno não sabe de onde foi que ele tirou o tal número, mas é que ele pegou um número qualquer que faz parte desse conjunto, que no nosso exemplo se trata dos números reais ( IR). Então aí vai:
Coordenadas, funções, gráficos e notação científica
Essa é uma ferramenta importante para o físico, por que ele observa os fenômenos físicos pelos procedimentos experimentais e depois transcreve tudo o que observou em gráficos e números. Os gráficos oferecem uma visualização mais clara do fenômeno que está sendo estudado.
Coordenadas é um número de localização. Digamos que temos um objeto qualquer e precisamos localizá-lo, então para isso existem os sistemas de coordenadas cartesianas.
Funções são uma relação entre dois conjuntos, com uma relação entre cada um de seus elementos. Geralmente é apresentado como valor X e valor Y, Uma variável designa genericamente um elemento qualquer de um dos conjuntos da função. A variável independente é um elemento X qualquer. Já a variável dependente é quando escolhido um elemento X, a escolha do elemento de Y depende do valor escolhido para X, entendeu?
Gráfico é uma tentativa de se expressar visualmente dados ou valores numéricos.
Notação científica é uma forma de escrever números demasiadamente muito grandes, por exemplo: 100 000 000 000 , temos onze zeros, entao é mais fácil escrever 10. 10¹¹ entende? Se for 0,000000000001 que é o contrário, conta-se 11 zeros depois da vírgula, e temos 10.10 -¹¹ com o número 11 elevado, mas negativo, certo? Muito simples. Esse número que inicialmente, do exemplo 100 000 000 000, está em numeração decimal, mas quando escrevemos 10.10¹¹ estamos escrevendo o mesmo, mas em notação científica. É importante você aprender sempre a transformar tudo para notação científica, por que é isso que se exige no Sistema Internacional (SI), sempre tenha o hábito de trabalhar com eles, já houve uma vez em que gastaram muito dinheiro para mandar um satélite à órbita, mas como os cálculos não estavam em notação científica o mesmo depois do lançamento nunca mais foi localizado, como vemos não é interessante cometermos erros como esses até por que não nos dá nenhum benefício, somente malefício.
