top of page

Exercícios Mentais

Tudo que exercemos na vida desenvolve nosso cérebro e mente, e por isso quando desempenhamos um trabalho que consideramos prazeroso ele nos desenvolve, por que estamos sempre tentando melhorar o que fazemos. O trabalho faz bem, se buscarmos fazê-lo bem feito, sempre estaremos desenvolvendo nossos neurônios. Toda vez que fazemos alguma descoberta, nossos neurônios fazem uma nova ligação, percebemos isso quando vêm aquela idéia que se assemelha a uma luz que acendeu na nossa cabeça, isso acontece quando houve uma nova ligação de neurônios, mais tarde, aquela ligação ajudará a resolver outras ligações necessárias ao desempenho da função que você está exercitando. Se aquela função tem uma pequena ligação com alguma outra função, aquela pequena luz te levará para a outra função que usará aquela pequena ligação para fazer outras, e assim sucessivamente. Apenas uma boa alimentação e uma boa gestação não ajudará a desenvolver sua mente ou seu cérebro, de nada adianta você ter a faca e o queijo e continuar passando fome, muitas vezes temos grandes instrumentos e não sabemos usá-lo, ou então não o utilizamos ele de forma integral, muito melhor é então você ter um pequeno instrumento e saber utilizá-lo completamente, dessa forma você fará muito mais do que aquele que possui muitos grandes instrumentos e não utiliza nenhum deles, por que fica lá só de enfeite na parede.

Podemos observar o que acontece com as ciências exatas, as pessoas desistem rapidamente por que não conseguem visualizar o problema, por que talvez não possuam alguma ligação que as ajude a compreender e aprender a visualizar a situação. O que fazer para resolver isso? A dica é que você comece do início, faça uma pequena forcinha para aprender as coisas básicas, aí então você estará pronto para enfrentar alguns desafios mentais que aparentemente não tem solução, mas que sim tem solução, basta que você medite sobre a questão, no começo parece difícil, mas na medida em que você for solucionando, mais fácil vai ficando, tudo no início parece difícil, mas se você reparar vai perceber que depois de passado a fase da "novidade"  começa a ficar fácil realizar a atividade, é sempre complicado no começo, mas com o tempo a natureza vai aprimorando você. Por exemplo, existem desafios mentais que ajudam a desenvolver o QI de forma surpreendente, aí vai um exemplo:

Existem desafios mentais que ajudam a desenvolver o QI de forma surpreendente:

 

Essa (fácil) foi retirada do livro "Aumente seu QI" de Deborah Hercun, vejamos

 

Qual é o número que inicia a sequência?

 

?

 

9

 

16

 

25

 

36

 

Observe que ele segue uma sequência lógica, basta você tentar descobrí-la para começar a ter idéias de como poderá resolver. Nesse caso, apenas contando nos dedos as sequências seguintes já dá pra se ter uma idéia de quanto seria essa sequência. Conte e perceba que a sequência sempre aumenta dois, ou seja, do 9 ao 16 foram 7, do 16 ao 25 foram 9, do 25 ao 36 foram 11, ou seja, a sequência aumenta mais dois números, o que nos faz concluir que o número em questão é o 4. Claro que existem equações que resolvem isso, as equações inclusive são para evitarmos fazer contas muitos grandes, ou de evitar perdas de tempo com raciocínios que outros já tiveram e demoraram anos para desenvolver, elas facilitam o desenvolvimento posterior  da ciência que estaríamos estudando em determinado momento, nesse caso, para descobrir sequências simples como essa, podemos utilizar a equação ensinada no segundo grau chamada Progressão Aritmética (PA) que é   an = a1+(n-1).r

Aqui você descobriu apenas contando nos dedos, mas e quando a progressão for para o infinito? E quando tiver muitos e muitos números?  Provavelmente você precisará dessa equação, que ainda bem, alguém a desenvolveu antes de você para facilitar nossa vida. Então, considere-se uma pessoa feliz por ter a chance que eles não tiveram, que é poder fazer descobertas ainda mais precisas sobre si mesmo e sobre a origem do universo que é pura matemática.

 

Livros recomendados:

 

"Aumente seu QI" de Deborah Hercun

(possui diversos exercícios e desafios mentais muito divertidos de se executar)

 

"Desafie seu QI" de Deborah Hercun

(problemas visuais, verbais e numéricos divididos em 20 seções)

 

"Gênio da Matemática" de Mike Goldsmith

(Ediouro Publicações - Coquetel)

© 2023 by Franklin Day School. Proudly created with Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube
bottom of page